Desde que Elon Musk comprou o Twitter, prometendo garantir "liberdade de expressão" na plataforma, o que na prática significa leniência com discursos racistas e fascistas, muitos usuários migraram para o Mastodon. Neste texto, a equipe do The Mark Up compartilha o que aprendeu sobre a cultura, a privacidade e a segurança do Mastodon. Entre os diferenciais da plafaforma, estão: o uso de código aberto, o formato descentralizado, a automoderação de conteúdo, e a intenção de ser um espaço livre de racismo, sexismo, homofobia e transfobia.
Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados. O conteúdo do Mastodon não é criptografado, a as DMs (Direct Messages, ou Mensagens Diretas, em português) funcionam de modo um pouco diferente de outras plataformas.
"Mensagens diretas são essencialmente postagens que são visíveis apenas para o remetente e quaisquer destinatários designados. Quaisquer usuários mencionados serão marcados no thread e obterão acesso ao conteúdo desse thread daqui para frente. Ao contrário do Twitter, não há caixa de entrada separada para mensagens diretas no Mastodon."