Pseudociência alimenta dados enviesados - "Eles ligaram para o 911 para obter ajuda. A polícia e os promotores usaram uma nova pseudociência para decidir que eles eram mentirosos"

A reportagem "They Called 911 for Help. Police and Prosecutors Used a New Junk Science to Decide They Were Liars." (Eles ligaram para o 911 para obter ajuda. A polícia e os promotores usaram uma nova pseudociência para decidir que eles eram mentirosos) da ProPublica que mostra o caso de um chefe de polícia norte-americano diz ter criado um método milagroso para identificar culpados que telefonam para 911 pedindo ajuda. Apesar de não haver nenhuma evidência científica referendando suas teorias, durante uma década, ele vende cursos que ensinam seu método fajuto para centenas de policiais, em vários estados.

Entre os muitos problemas desse tipo de pseudociência é dados enviesados que depois serão utilizados para treinamento de modelos de aprendizado de máquina e outras técnicas de inteligência artificial que vão reproduzir preconceitos e falhas sociais. Como os dados são falhos, o algoritmo terá um viés equivocado. Ou como bem colocado por JP Marin Diaz, da Datasketch, em diversas apresentação: se entra lixo, sai lixo.


Se você gostou deste conteúdo, por favor clique aqui para sabermos que você gostou.
(nada além de seu IP será registrado, e mesmo assim, apenas por 31 dias)